Índice
5 dicas essenciais para melhorar seu controle de estoque em centros automotivos
Você sabe mesmo como fazer um controle de estoque efetivo em seu centro automotivo? E se você descobrir que existem práticas que podem otimizar esse controle? Veja agora
O ramo de centro automotivos tem a reputação de estar repleta de pequenas empresas que, muitas vezes, não conseguem se manter à tona, muito pela falta de gestão e de controle de processos efetivos.
O controle do estoque é essencial para qualquer negócio. Entretanto, a natureza única de um centro automotivo torna a contabilidade de várias peças mais desafiadora do que outros estabelecimentos.
Seja você proprietário ou gerente de uma oficina de reparo de automóveis, aqui listamos 5 dicas que ajudarão a melhorar seu controle de estoque.
Veja mais artigos de gestão para o centro automotivo, acesse os links abaixo.
- Escritório de Contabilidade: Por que seu centro automotivo precisa de um?
- Processo Trabalhista em Centro Automotivo – Como evitar?
- Conheça os benefícios do controle financeiro para o seu Centro automotivo
1-Faça o levantamento de todo o seu estoque atual
Se você quiser melhorar seu controle de estoque, o primeiro passo é rastrear tudo. Quer se trate de peças em seu armazém ou em seu inventário em uma estação de trabalho, você precisa saber o que está lá e em que condição está. Isso começa com a marcação correta de tudo a fim de que você possa acompanhar o que é, onde está localizado e em que condição se encontra.
A marcação de itens pode ser feita de várias maneiras, mas as marcações visuais são as mais eficazes. Uma das melhores maneiras de rastrear o inventário é com um leitor de código de barras, que você pode usar para marcar itens com uma varredura rápida.
Isso pode ser usado para marcar equipamentos, inventário, ordens de trabalho ou mesmo peças em uma pista de trabalho. Você também pode usar uma caneta de marcação para rotular itens com seu nome e qualquer outra informação relevante.
2-Organizar o estoque de acordo com tipo e local
A melhor maneira de organizar seu inventário é por localização e tipo. Dessa forma, você pode ver rapidamente o que possui, quanto e onde tudo está localizado.
Além disso, você pode ver se você tem o suficiente de um item específico para uma semana movimentada. Organizando seu inventário por localização, você poderá acompanhar as necessidades do seu centro automotivo e clientes com mais clareza, podendo identificar quais os produtos mais e menos utilizados. Ao organizar os itens por tipo, é fácil ver o que do estoque precisa ser restabelecido.
3-Faça a contagem dos ciclos
A contagem de ciclos é um método utilizado para contar seu inventário regularmente. Isso significa que, ao final de todo período preestabelecido, você deve fazer um inventário rápido de tudo o que está em sua loja.
O inventário deve ser contado ao final de cada ciclo, isso deve ser feito para cada departamento da empresa, não importa o quão grande ou pequeno seja.
A contagem regular do inventário permitirá que você acompanhe seu progresso e identifique os pontos fracos em seu sistema. A contagem de ciclos pode ser feita manualmente ou eletronicamente. Isso varia de acordo com as características da loja e a quantidade de itens no estoque. Se você tiver um estoque muito extenso, poderá ser mais eficiente usando um sistema eletrônico de contagem de ciclos
4-Utilize tecnologia a seu favor
As ferramentas eletrônicas são métodos de rastreamento, planejamento e controle de estoque. Com um software de gestão, você pode ter uma ajuda mais efetiva ao determinar quais itens precisam ser reordenados e quando precisam ser reordenados. Isso lhe dá um aviso de quando você precisa fazer um pedido.
Um sistema de gestão é mais útil quando usado com a leitura de código de barras. Isso permitirá que você escaneie cada peça e introduza sua localização. Você pode, então, rastrear para onde cada peça vai quando é usada em um reparo.
5-Evite compras desnecessária e faltas recorrentes
Quando você fica sem uma peça, é hora de reabastecer. O ponto de reabastecimento para cada item pode variar de acordo com a demanda do item; o ideal é entender como é a demanda de cada item para fazer o reabastecimento da quantia necessária antes de ficar de fato, sem o produto em sua oficina.
Fora isso, embora seja importante manter todo o seu estoque sem faltas, há alguns itens que não precisam ser mantidos. Para ter efetividade nesse controle, é fundamental saber identificar os itens que não precisam de investimento e os que necessitam, porém em menor quantia.
Para fazer esse levantamento, é fundamental acompanhar, de perto, e periodicamente como o estoque se move, ou seja, quais os itens têm maior e menor demanda de busca ou necessidade.
Conte com a Souza & Souza Contabilidade, serviço especializado para seu negócio!
Com o nosso auxílio, você não adquire apenas uma empresa contábil, mas sim uma empresa especializada em atender centro automotivo.
Oferecemos as melhores práticas e ferramentas para montar estratégias visando ao controle e à gestão dos processos em seu centro automotivo, incluindo o controle de estoque.
Fale agora com um de nossos consultores e veja como os nossos serviços podem alavancar os processos de controle dentro da sua empresa automotiva.