Como reduzir a inadimplência? Descubra agora

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Como reduzir a inadimplência? Descubra agora

 Manter um bom relacionamento com os consumidores, mesmo durante a coleta, é fundamental para reduzir as taxas de inadimplência com efetividade.

Uma empresa deve procurar maneiras de reduzir a inadimplência para manter os pagamentos de seus clientes. A data correta dos pagamentos é crítica tanto para o planejamento financeiro quanto para a retenção de clientes. 

Imagine o que aconteceria se o gerente não tivesse controle ou certeza sobre suas receitas a cada mês?

Uma infraestrutura de atendimento ao cliente insuficiente (como um SMS com um link para o boleto ou uma área acessível ao cliente) e uma compreensão insuficiente das técnicas de coleta criativa se combinam para criar a tempestade perfeita para que os consumidores abandonem o seu negócio. 

Com isto em mente, preparamos este tutorial sobre como reduzir a inadimplência em sua empresa. 

Continue lendo para saber mais!

Comece a organizar melhor o seu financeiro com nossas dicas. Confira os materiais abaixo:

Como reduzir a inadimplência?

Há várias maneiras de reduzir as inadimplências sem prejudicar a imagem de sua empresa ou incorrer em problemas legais. Porém, o mais importante é estabelecer uma boa relação com os clientes. 

As sugestões a seguir fornecem algumas ideias concretas. 

  1. Entenda os fatores que estão causando a inadimplência 

Antes de iniciar qualquer planejamento, uma empresa deve fazer uma avaliação geral do atual procedimento de pagamento e cobrança. É fundamental compreender por que o processo existente de pagamento e cobrança da empresa não funciona.

Por exemplo, enviando uma pesquisa ou usando outros canais de comunicação para chegar aos clientes, você pode determinar o que motiva sua empresa a mitigar o que causa o não pagamento, bem como definir a taxa geral de inadimplência. 

  1. Saiba negociar

Ter uma mente aberta sobre as negociações é um dos métodos para reduzir as taxas de inadimplência. Nem sempre um indivíduo que está atrasado nos pagamentos é um mau pagador. Um problema inesperado de saúde ou perda de emprego, por exemplo, pode fazer com que um consumidor perca um pagamento. 

Em vez de caracterizar tais indivíduos como pagadores intencionalmente inadimplentes, é melhor ouvi-los e tentar entender suas preocupações. Você deve estar aberto à negociação, além de oferecer-se para resolver o problema da melhor maneira para todos. 

  1. Diversifique as formas de pagamento

Esta é uma das técnicas defensivas que sua empresa pode adotar. Por exemplo, uma escolha popular para o pagamento é com cartão de crédito, o que evita o esquecimento acidental, particularmente com boleto bancário. 

Além desse método, é possível utilizar, por exemplo, o pix.

  1. Tenha um bom relacionamento com seu cliente

Ao manter uma grande conexão com os consumidores, você pode evitar que eles percam de vista o valor de sua empresa, assim como motivá-los a permanecer. Você pode conseguir isto enviando conteúdo e mantendo contato com eles com frequência. Uma maneira de ajudar a reduzir as inadimplências é estar sempre presente na vida do cliente e parecer útil e acessível.

  1. Ofereça benefícios para quem pagar em dia 

Os clientes gostam de receber um desconto ao pagar uma conta. Você pode atrair os clientes a pagar suas contas a tempo, oferecendo incentivos como um desconto, um bônus para compras futuras ou pontos que podem ser transformados em recompensas. 

Considere seu público-alvo e apresente uma abordagem que os atraia. Os clientes estarão mais motivados a pagar suas contas se receberem um incentivo que lhes interesse.

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Você achou útil estas diretrizes sobre como reduzir os padrões de inadimplência? Mas e se sua empresa pudesse contar com um apoio capacitado para otimizar ainda mais as formas de redução de inadimplentes?

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