Índice
Passo a passo de como fazer o controle do fluxo de caixa para sua clínica médica
O fluxo de caixa pode ser um grande desafio para as empresas que desejam estar sempre no azul, e para as clínicas médicas não é diferente.
O fluxo de caixa é o responsável por manter as entradas e saídas da sua empresa organizadas. É com a ajuda dele que você consegue mensurar se está lucrando ou saindo no prejuízo no final do mês, e também é ele que norteará as suas tomadas de decisões financeiras.
Quanto mais a sua clínica cresce, maior é o fluxo, e, consequentemente, a necessidade de mantê-lo em dia torna-se maior.
Mas o que entraria nesse cálculo?
Todas as despesas e rendimentos da sua clínica devem entrar nesse cálculo. Sejam pagamentos de funcionários, despesas com o atendimento e local, contas a pagar e a receber, valores das consultas e exames, pagamentos no dinheiro ou no cartão e os demais.
Agora que você já entendeu a importância do fluxo de caixa na sua clínica médica, vamos ao passo a passo?
Passo a passo: Faça o controle do fluxo de caixa da sua clínica médica
1. Mantenha sua planilha organizada
Se você for utilizar uma planilha, certifique-se que ela esteja sempre organizada e em dia com o seu fluxo de caixa. Com isso, você conseguirá mensurar se as metas estabelecidas para o ano ou mês foram ou serão alcançadas.
Com o fluxo de caixa em dia e organizado, você evitará que a sua clínica passe por momentos difíceis ou tenha erros de cálculos que resultam em problemas futuros no financeiro do seu negócio.
2. Separe a pessoa física da jurídica
É de suma importância que a sua clínica se mantenha separada da pessoa física, ou seja, das suas despesas pessoais. Somente assim você terá uma visão clara de como está a situação atual da sua empresa.
É justamente essa visão que fará toda a diferença para o crescimento da sua clínica médica, pois a análise de faturamento depende disso.
3. Crie uma reserva de emergência
O ideal é manter uma reserva emergencial, pois ainda que você acompanhe o fluxo de caixa da sua clínica e tenha clareza suficiente para as tomadas de decisões, não podemos prever o futuro.
Sendo assim, os imprevistos podem acontecer e, com a reserva emergencial, o seu fluxo de contas não sofrerá, mantendo-se azul durante os momentos difíceis.
4. Aplique clareza no seu fluxo
Por que manter uma clareza de dados?
Não basta entender que a empresa conseguiu um faturamento X em exames e consultas. Para que você tenha realmente o controle do seu fluxo de caixa, crie categorias e filtros. Desse modo, será possível entender quais serviços são essenciais para o funcionamento da sua clínica.
5. Invista na sua organização contábil
Realizando esse passo a passo você também terá uma visão de futuro, isso fará com que você realize projeções financeiras e tenha decisões assertivas.
Se você achou todo esse processo muito trabalhoso e complicado, conte conosco.
Além dos nossos artigos, nós, da Souza e Souza Contábil, possuímos um time de especialistas prontos para ajudar você com essa tarefa, fale conosco clicando aqui.