Índice
Como escolher o CNAE para enfermagem?
A escolha correta do CNAE para enfermeiros é essencial para que o profissional não tenha problemas
Se você quer mais opções para trabalhar com liberdade, precisa antes saber o que é CNAE, não se preocupe, a sigla nada mais é do que a Classificação Nacional das Atividades Econômicas e é utilizada para organizar as atividades exercidas pelos profissionais em todo o país.
A forma de trabalhar e até mesmo a forma de contratar mudou nos últimos anos e fica claro que mesmo que esses profissionais não possam atuar como MEI, a enfermagem não ficaria de fora.
Isso mesmo, enfermeiros não podem ser MEI, e isso se dá, pois, conforme o Conselho Federal de Enfermagem, o Cofen, os profissionais de enfermagem e mesmo os auxiliares e técnicos de enfermagem não podem atuar como MEIs pelo fato de a profissão ser regulamentada.
Porém, isso não significa que você, como enfermeiro, não possa ser dono do seu próprio negócio, até porque existem outras modalidades, como ME (Microempresa) e tantas outras opções. A fim de entender como ser dono do próprio negócio e saber qual CNAE escolher, é só conferir o resto do nosso artigo abaixo.
O que é CNAE?
Conforme explicado anteriormente, a Classificação Nacional de Atividades Econômicas é essencial para determinar as atividades desenvolvidas pela empresa, todos os profissionais que atuam como pessoas jurídicas devem possuir pelo menos uma CNAE para ter o CNPJ em mãos.
E além de realizar o enquadramento, é graças ao CNAE que cada profissional tem a garantia de que só paga o que for realmente necessário em impostos, por outro lado permite financeiramente evitar altas cargas tributárias para os mais diversos tipos de profissionais.
O CNAE serve para classificar e organizar a rotina tributária de todo tipo de profissional que opta por abrir uma empresa na hora de trabalhar.
Qual o CNAE certo para enfermeiros?
A partir do momento em que você já sabe o que CNAE faz para todos os profissionais e empresas, é hora de entender qual é a mais indicada para você que é enfermeiro poder trabalhar com tranquilidade.
Se você decidiu que a melhor forma para atuar como enfermeiro é abrir a sua empresa, já sabe que terá que apresentar uma CNAE antes de colocar as mãos no CNPJ.
Além disso, tem que ter muito cuidado na hora de escolher o tamanho da empresa que quer abrir, uma ME (microempresa) por exemplo, tem um faturamento atual de até R$360.000, já uma empresa de pequeno porte tem seu faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
Por isso, saber qual será o seu faturamento é fundamental na hora de escolher a melhor opção para abrir seu próprio negócio e não se esqueça de contar com uma contabilidade especializada no assunto que vai te auxiliar nessa decisão e nas demais decisões necessárias durante a abertura do seu negócio.
Uma vez que o tipo de empresa foi escolhido, junto ao regime tributário, é a hora de identificar qual o CNAE correto para enfermeiros.
Então, anote o CNAE 8650-0/01 na hora de identificar como atividade exercida a enfermagem.
Como a Souza & Souza pode te ajudar?
Especialista em contabilidade para profissionais da área da saúde, a Souza & Souza Contabilidade tem uma equipe de especialistas preparados para auxiliar enfermeiros em todas as etapas na hora de cuidar de contabilidade e rotina financeira.
Clique aqui e confira como os especialistas da Souza & Souza podem te ajudar!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Souza & Souza Contabilidade.
Somos uma empresa consolidada no mercado de prestação de serviços contábeis, sendo uma referência em relação à qualidade e à excelência no atendimento e nos resultados gerados.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.
Até breve!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!