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Não sabe o que é escrituração contábil e nem como fazer?
Conheça agora mesmo o que ela avalia e como fazer
Ficar em dia com os deveres fiscais e tributários é um elemento fundamental para todo negócio.
Então, os setores financeiro e fiscal precisam ficar atentos às operações e processos que acontecem na companhia.
Assim, é importantíssimo que os colaboradores saibam a forma como o setor contábil possui controle sobre essas operações.
Dessa maneira, ficará bem mais fácil documentar o que está ocorrendo.
Mas você sabe como a escrituração contábil funciona? Como fazer? No artigo de hoje vamos liquidar todas suas dúvidas sobre o assunto. Siga conosco e acompanhe o conteúdo.
O que é escrituração contábil?
É o conjunto registrado de lançamentos contábeis de todo negócio, sendo realizado de maneira cronológica, detalhando a origem dos fatos que ocorrem na empresa.
A escrituração contábil é crucial para ter sob controle o patrimônio do negócio e assim pilares do planejamento de tributos.
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Para que serve a escrituração contábil?
Ela serve para possuir controle sobre o patrimônio de um negócio e os processos e transações que ocorrem dentro dela. Em posse desses dados, será possível possuir uma gestão de excelência, apoiando em tomadas de decisões mais precisas.
A escrituração também permitirá que se faça relatórios fundamentais que poderão guiar sua empresa e fornecer ferramentas de gestão como:
- Balancetes de Verificação;
- Balanço Patrimonial;
- Demonstração de Resultados;
- Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) direto e indireto etc.
Quem são aqueles que precisam fazer escrituração contábil?
Todo negócio precisa fazer escrituração contábil, exceto o Microempreendedor individual (MEI).
No que diz respeito ao Simples Nacional, existem processos que tornam a escrituração mais simples.
Os negócios do Lucro Real e Lucro Presumido têm a opção de fazer a escrituração contábil através de um documento eletrônico, a Escrituração Digital (ECD).
Este documento então faz a reunião dos lançamentos da empresa durante o ano, fazendo a substituição dos livros contábeis e agregando Balanço Patrimonial e demais demonstrativos.
Como fazer a escrituração contábil?
Deve ser feita por um contador especialista, inscrito no Conselho de Classe.
Se alguma outra pessoa que não seja um contador fizer o procedimento estará cometendo uma ilegalidade.
A escrituração precisa seguir esses critérios:
- Fazer em idioma nacional;
- Expressar valores nas moedas correntes no país;
- Respeitar a ordem cronológica dos fatos registrados;
- Possuir uma base de documentos que justifique o lançamento, ou então alguma coisa que faça comprovação da ocorrência do fato registrado.
Além do mais, os documentos que você usar não podem possuir rasuras, emendas, espaços em branco ou outro elemento que abre margem para fraudes.
No link abaixo, você saberá quem pode dar a você suporte que precisa para entender mais sobre o assunto e como ele impacta em sua empresa:
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