Índice
Tudo o que você precisa saber para evitar multas por atrasos ao declarar sua IR
No artigo de hoje a gente vai conversar sobre como se manter longe das multas por atraso ao declarar o seu IRPF
Estamos em mais um início de ano e com ele surge novamente a necessidade de iniciarmos a nossa declaração do IR e nos deparamos com o receio das multas por atraso.
De fato, esse é um medo legítimo e que deve ser levado a sério por você que é contribuinte do imposto.
Mas acalme-se, pois no artigo de hoje vamos bater um papo sobre o assunto sobre assuntos relacionados ao tema e que vão ajudar você a lidar com mais tranquilidade com a situação.
Nele vamos entender melhor o que é o Imposto de Renda, por que é necessário dar atenção para ele, quais são as multas por atrasos e o que fazer para que sua declaração seja enviada sem maiores complicações.
Sendo assim, fique com a gente até o final do nosso material e faça uma excelente leitura!
O que é o Imposto de Renda?
O Imposto de Renda, também conhecido como IR, é um tributo o qual deve ser pago tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, porém, a forma de cálculo muda profundamente de acordo com esse contexto.
Sendo assim, em nosso artigo é importante deixar claro que as informações passadas estão relacionadas ao Imposto de Renda de Pessoas Física, ou IRPF.
Nesse sentido, ele é um tributo que deve ser pago sempre que você tiver um rendimento o qual exceder determinados limites estabelecidos pela Receita Federal.
Para o ano de 2022, apesar de existirem vários projetos que buscam trazer mudanças em sua arrecadação, até a publicação deste artigo o Estado ainda não havia se manifestado.
Sendo assim, o art. 2º, da Instrução Normativa da Receita Federal 2010, de 24 de fevereiro de 2021, ajuda você a ter uma noção melhor sobre esses limites (lembrando que essas foram as regras para 2021, é importante aguardar pronunciamento oficial para que a gente saiba, de fato, como será em 2022, apesar de se acreditar que pouca coisa irá mudar).
Por que você deve se preocupar com esse tributo?
Não estar em dia com o seu IRPF pode trazer vários prejuízos, um deles é o pagamento de multas por atraso.
Mas, além disso, seu CPF poderá se tornar irregular, o que poderá trazer complicações até mesmo para administrar suas finanças caso você faça isso por meio de bancos.
Qual a multa por atraso do IRPF?
Em 2021, a multa por atraso da declaração, de acordo com a Instrução Normativa acima, era de, no mínimo, R$ 165,74 ou 1% sobre o imposto devido.
O que fazer para que sua declaração seja entregue no tempo correto?
Sendo assim, o ideal é que você não deixe para a última hora!
Lembre-se que imprevistos podem acontecer, ou seja, você poderá ter problemas na internet, eletricidade ou mesmo em seus equipamentos.
Sendo assim, busque organizar seus documentos, levantar as informações necessárias para o preenchimento correto da sua declaração e programe-se ao máximo para enviá-la com o máximo de antecedência.
Isso vai ajudar a manter você longe de multas por atraso na entrega do seu IRPF.
Souza e Souza: deixe a burocracia com a gente!
Como vimos em nosso artigo, o IRPF é um tributo presente no dia a dia de muitos brasileiros, não enviá-lo ou fazer isso depois do prazo poderá trazer sérios problemas aos contribuintes.
Ainda, o Estado cobra multas por atraso e programar-se com antecedência ajudará você a ficar longe dessa realidade.
Nós, da Souza e Souza, somos uma contabilidade especializada em IRPF e vamos ajudar você a lidar com mais praticidade com essas questões.
Entre em contato com a gente, converse com um de nossos profissionais e conheça as vantagens de contar com o nosso suporte.
CLIQUE AQUI E REALIZE SUA DECLARAÇÃO DE IR CORRETAMENTE!