Ícone do site Contabilidade em São Jose dos Campos | Souza & Souza

Problemas na declaração do IR: saiba como evitá-los!

Fique Atento Aos Possiveis Problemas Na Declaracao De Ir Blog - Souza & Souza Contabilidade

5 dicas para evitar problemas na declaração do IR

Aprenda, neste artigo, dicas de como evitar problemas na declaração do Imposto de Renda

Todos os anos, pessoas físicas e jurídicas precisam declarar o Imposto de Renda à Receita Federal. A declaração deve conter todas as informações devidas, sem omissões, e ser entregue dentro do prazo para evitar problemas com a Receita Federal.

Afinal, erros e omissões na declaração podem gerar consequências graves, como cair na malha fina e pagamento de multa de até 75% do imposto devido.

Sendo assim, você precisa ficar atento aos possíveis problemas na declaração e tentar evitá-los. A fim de te ajudar nessa tarefa, elaboramos esse artigo com 5 dicas eficazes para evitar problemas na declaração do Imposto de Renda.

Confira!

5 dicas assertivas para evitar problemas na declaração do Imposto de Renda

1. Fique atento ao que você precisa declarar

Omitir algum dado pode fazer com que você caia na malha fina, então não deixe de declarar tudo o que envolva bens, direitos, rendimentos, entre outros. Confira alguns dos principais documentos a seguir:

Lembrando que a melhor forma de ter mais segurança nesse processo é através do auxílio de um profissional contábil, tendo em vista que esse profissional poderá tirar todas as suas dúvidas referentes ao assunto e evitará problemas na declaração.

2. Declarar como pessoa jurídica não impede você de declarar como pessoa física e vice-versa. Fique atento!

Se você atua como pessoa jurídica, como regra geral, precisa declarar o IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Física). Mas, mesmo atuando como pessoa jurídica, você não deixa de ser uma pessoa física, então, se você faz parte do grupo que está obrigado a declarar o IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física), precisará declarar o Imposto de Renda nessas duas categorias.

Você pode estar se perguntando: isso acontece mesmo se eu for MEI? E a resposta é sim. Mas, nesse caso, o processo é bem mais simples. Afinal, você já faz o pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Desse modo, você só precisará acessar o Portal do Empreendedor e preencher a DASN-SIMEI, que é a declaração anual do MEI.

3. Escolha o modelo de declaração adequado à sua realidade

A Receita Federal disponibiliza dois tipos de modelo: o simplificado e o completo.

Caso você não tenha muitos gastos dedutíveis, assim como poucos valores a serem declarados, o modelo simplificado é o mais recomendado.

Contudo, caso você tenha muitos valores a declarar, assim como muitos gastos com despesas dedutíveis, o mais recomendado é o modelo completo.

Existem outros fatores que influenciam na escolha, por isso é fundamental contar com um profissional contábil para te ajudar.

Afinal, essa escolha também pode ajudar a evitar problemas na declaração.

4. Revise, revise e revise novamente

Um simples erro de digitação pode causar um grande problema com a Receita Federal. Então não deixe de revisar todos os dados e as informações declarados por você, lembrando sempre de compará-los com os documentos que você tem em mãos. Outra dica importante é guardar esses documentos por, no mínimo, 5 anos.

5. Conte com apoio especializado

Essa é uma dica fundamental para quem quer a garantia de que não terá problemas na declaração. Afinal, um profissional contábil especializado em serviços fiscais e tributários irá te auxiliar em todo o processo da declaração. Ou seja, ele estará com você no processo de reunião e de organização dos documentos, assim como nos cálculos dos tributos e no preenchimento correto das informações.

Conte com a Souza & Souza Contabilidade e evite problemas na declaração do IR

Com as dicas que apresentamos neste artigo e com o nosso apoio especializado, você terá a garantia que entregará a declaração do IR 2022 de forma devida e que não terá problemas com a Receita Federal. 

Afinal, nós, da Souza & Souza Contabilidade, temos expertise em Imposto de Renda, assim como nos demais assuntos contábeis, fiscais e tributários. Nesse viés, vamos cuidar de toda a burocracia por você, evitando dores de cabeça, erros, atrasos e  problemas com a Receita.

Mas e no caso em que você já tenha feito a declaração de forma indevida e esteja com problemas?

Calma, nós também podemos te ajudar! Caso você tenha cometido algum erro, ainda é possível corrigi-lo e evitar as penalidades da Receita através da declaração retificadora.

Você sabia que é possível retificar uma declaração até cinco anos após a sua entrega? Sim, isso é possível, e nós também podemos te ajudar com essa declaração.

Então entre em contato conosco, converse com os nossos especialistas e tenha um suporte que traga segurança, tranquilidade e eficiência – do modo que você sempre desejou.

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A DECLARAÇÃO DE IR CORRETAMENTE!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Souza & Souza Contabilidade.

Somos uma empresa consolidada no mercado de prestação de serviços contábeis, sendo uma referência em relação à qualidade e à excelência no atendimento e nos resultados gerados.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 voto)
Summary
Article Name
Problemas na declaração do IR: saiba como evitá-los!
Description
Leia o artigo em nosso blog e confira as 5 dicas para evitar problemas na declaração do IR e fique em dia com a Receita Federal.
Author
Publisher Name
Souza & Souza Contabilidade
Publisher Logo
Sair da versão mobile