Rotatividade de cliente: você sabe como evitá-la em seu bar ou em seu restaurante?
A rotatividade de clientes é uma das coisas mais preocupantes da sua empresa; aprenda a lidar com isso e fidelize seus clientes. Dessa forma, eles permanecem e ainda trazem novos clientes, aumentando consideravelmente o seu lucro. Veja, no post abaixo, as nossas dicas.
Neste post, vamos falar sobre a rotatividade de clientes; ela está inteiramente ligada à taxa de clientes que compram seus produtos, mas que não voltam para efetivar novos negócios.
A perda de um cliente é um dos pontos que deve ser evitado, pois, quando ele está satisfeito, pode trazer outros para efetuarem compras, o que diminuiria o tempo na aquisição de novos clientes, além de investimentos em ações de marketing para aumentar a conversão.
O cliente é a alma do negócio e ele deve ser mantido, então, quando ele não volta, é importante procurar saber qual o motivo que o levou a não efetuar mais compras.
Veja alguns dos pontos que levam bares e restaurantes a terem rotatividade de clientes:
- Má qualidade no atendimento;
- Dificuldades em efetuar compras pessoalmente ou no site;
- Produtos ou serviços que não correspondem às expectativas;
- Má organização do negócio ou site de difícil carregamento, entre outros.
Você pode entrar no histórico dos seus clientes, lá estarão dados de quando foi a última vez que esse cliente investiu.
Analise sempre o número de clientes finais em um período específico e o número de clientes novos nesse mesmo período.
Essa é uma forma de saber como está a rotatividade de clientes no seu bar ou restaurante.
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Ainda sobre rotatividade do cliente e sobre sua importância
Uma das primeiras ações que se faz quando se percebe o afastamento do cliente na empresa é pensar em formas de reconquistá-los.
É importante se preocupar com essa questão, pois ela interfere diretamente na lucratividade do seu negócio.
Cada cliente tem seu perfil, suas particularidades, mas existem estratégias que contribuem para conhecê-los melhor e para, assim, torná-los fiéis.
Faça uma análise sobre o atendimento ao seu cliente na recepção, em caso de loja física, ou em seu site, caso seu negócio seja digital.
Analise se há agilidade e eficiência no atendimento. Essas duas questões são essenciais na conquista e na retenção dos clientes.
Dê atenção especial a todas as etapas de venda, assim o cliente se sentirá valorizado. Ofereça promoções exclusivas para clientes fiéis, bem como promoções personalizadas.
Lembre-se de investir em ações que contribuam para reduzir a rotatividade de clientes em seu bar ou em seu restaurante.
Souza e Souza: uma contabilidade especializada em bares e em restaurantes
É preciso agir rápido quando o assunto é a rotatividade de clientes da sua empresa; pontos importantes devem ser analisados e pontuados para melhorar o atendimento.
Eficiência, rapidez, efetividade e qualidade no atendimento devem ser a marca da sua empresa.
Quanto mais clientes satisfeitos, mais fiéis eles serão – e muito maior será o seu lucro. E… Por falar em lucro… Sabia que nós, da Souza e Souza, podemos ajudar você a entender melhor o seu patrimônio, a fazer escolhas inteligentes e a estar em dia com o Estado? Clique aqui e saiba mais!
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