Índice
Como ter seu dinheiro de volta que foi pago a mais nos impostos e prevenir sua empresa de um prejuízo?
Entenda como, através da recuperação tributária para clínica e não perca esse dinheiro!
Durante anos, você tem se dedicado em estar em dia com as obrigações fiscais de sua clínica médica. Você paga tudo devidamente, mas talvez nem tenha dado atenção como deveria ao quanto está pagando e se de fato deveria.
Caso você esteja numa situação em que tem levado desvantagem com suas obrigações, é interessante que você entenda como a recuperação tributária pode favorecer sua clínica médica.
Neste artigo, você saberá mais o que pode ser feito e quando se aplica.
O que é recuperação tributária?
Basicamente, você passou seus últimos anos pagando impostos indevidamente, tem dado um dinheiro além do que deveria ao governo e nem tem notado os problemas que isso pode trazer para você no futuro — como prejudicar o planejamento financeiro de sua clínica e deixá-la correndo um risco financeiro que poderia ser evitado com o pagamento correto de suas obrigações com o Estado.
Assim, o governo obteve de maneira “ilegal” um dinheiro que na verdade é seu, como, por exemplo, através de:
- Uma portaria: impostos só podem ter aumentos com mudanças em lei, não em portarias;
- O tributo só pode entrar em vigor 1 ano depois de publicado.
Além de que é possível você mesmo estar pagando impostos errados sem nem mesmo saber.
O nome que se dá ao dinheiro recuperado, por sua vez, é “créditos tributários” e ele provavelmente pode salvar a sua clínica médica de um prejuízo.
Essa falha por parte da gestão financeira de algumas clínicas acaba sendo muito comum, a falta de atenção e cuidados na área fiscal dela pode passar batida diante da correria comum da clínica médica e, então, ela deixa a desejar na saúde financeira final.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Souza & Souza Contabilidade (@souzaesouzacontabilidade)
Descuido com obrigações fiscais
A falta de um especialista que trabalhe ao seu lado e contribua para que as contas estejam sendo pagas em dia e sem falta pode causar desastrosos efeitos.
Esse descuido pode ser desde o processo de abertura de uma clínica médica, em que pode ter ocorrido uma péssima escolha na forma de regime tributário em que sua clínica estaria enquadrada e, assim, você já inicia com prejuízo.
E muitos gestores de clínicas esquecem desse cuidado, parece ainda distante ou sequer consideram a presença de um contador profissional na hora de realizar um planejamento tributário e, por sua vez, uma gestão financeira eficiente.
De repente, quando verificados os últimos anos do que sua clínica médica tem pago, acaba sendo constatado que você pagou valores a mais ao governo, e pior, aquele momento em que se encontrou diante de uma crise financeira poderia ter sido evitado muito antes da “bomba explodir”.
Espero que você fique muito mais esperto e atento a esse problema, que hoje pode assolar sua clínica médica, e quanto antes você agir e contar com um profissional ao seu lado, poderá obter de volta esse dinheiro, favorecendo seu planejamento e, claro, a continuidade de seus negócios.
Um dinheiro que se recuperado colocará sua clínica em outro nível
Portanto, o que deve ser feito para ter uma recuperação tributária para clínica?
Mostrarei etapa por etapa a você de maneira que consiga efetuar tal feito, mas não realize isso sozinho. Cometer um segundo erro com a organização de suas obrigações fiscais seria mais um problema futuro.
Etapa 1 – Realize uma análise:
Sabemos muito bem que você não tem tempo para isso, afinal, ou você se dedica aos seus pacientes ou para tudo e fica analisando a papelada em seu escritório.
Nessa fase, é preferível que você tenha um contator para realizar esse dever, ele possui mais expertise nessa tarefa e com certeza já fez isso muitas outras vezes para outras clínicas.
O contador que estiver com você irá realizar uma análise do DIRP (Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física — Receita Federal) e do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).
Ele irá constatar o que foi declarado e devido, além da maneira de recolhimento.
Não pense que há outra maneira de fazer isso, portanto, deixe para o contador essa tarefa.
Etapa 2 – Correção dos dados
Você pode estar pensando que a recuperação desse dinheiro, por mais que soe vantajosa, terá ainda um gosto amargo de prejuízo, pois espera-se que pegue-o em correção inflacionária. Felizmente, você se engana!
O contador, após realizar a verificação na etapa 1, partirá para a retificação da DIRF, todos os valores deverão ser atualizados de acordo com a SELIC, isto é, você não terá o retorno de um dinheiro desvalorizado, mas ajustado à inflação atual.
É somente assim que a Receita Federal aprovará a restituição do valor pago excedente.
Etapa 3 – Recuperação tributária para clínica
Se as duas primeiras etapas foram seguidas à risca pelo contador e ele passou um pente fino em tudo, agora você tem em mãos o dinheiro corrigido segundo a inflação.
A Souza Contabilidade pode prevenir esse problema com um planejamento tributário para sua clínica
Esse é um trabalho extra que poderia ser evitado em sua clínica se você contasse com um planejamento tributário correto e uma assessoria fiscal que auxiliasse melhor sua tomada de decisões e escolhas.
O contador tem o dever de agir como um sentinela da sua prosperidade, é ele quem pode garantir que seu dinheiro seja direcionado da maneira correta e necessária para o sucesso da sua clínica, enquanto você se dedica às obrigações fundamentais de seu empreendimento.
Assim, é possível evitar algum imprevisto com impostos e, caso ocorra, há como recorrer à recuperação tributária para a clínica.
Com um planejamento tributário feito por nossos profissionais, você pode contar com:
- Redução dos custos do seu empreendimento – pague apenas o que é devido e corte gastos;
- A redução do pagamento de impostos, consequentemente, melhor margem de lucro, melhor precificação de seus serviços e, portanto, mais competitividade;
- A realização de um orçamento anual de sua clínica mais eficiente, gerando uma previsão mais segura dos números financeiros de sua clínica e eliminando riscos nas suas contas;
- Seleção do regime tributário ideal para sua clínica, fator determinante para que muitas clínicas ainda hoje estejam pagando impostos a mais e tendo prejuízos.
Dentre outras inúmeras vantagens que nossos profissionais poderão comprovar para você com uma análise rigorosa do estado atual de sua clínica.
Fale com um de nossos profissionais da Souza Contabilidade e consiga agora mesmo a recuperação tributária para clínica!
QUERO OBTER SUCESSO EM MINHA CLÍNICA MÉDICA
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Souza & Souza Contabilidade.
Somos uma empresa consolidada no mercado de prestação de serviços contábeis, sendo uma referência em relação à qualidade e à excelência no atendimento e nos resultados gerados.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.
Até breve!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!