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Previna a sua clínica médica contra processos, sendo um cumpridor dos direitos do paciente
Entenda as principais formas de estar em dia com os direitos do paciente, para evitar possíveis processos judiciais
Estar com tudo em dia em sua clínica médica exige uma base sólida de conhecimento, tanto de todas as funções relacionadas aos serviços médicos prestados, quanto a aspectos internos, administrativos e os que asseguram os deveres e direitos do paciente.
É, de fato, muita coisa, mas nada que você não consiga resolver com o auxílio de profissionais competentes na gestão da sua clínica.
Portanto, para que você consiga se antever a possíveis cenários de processos judiciais e possa ter respaldo, caso se depare com um desses processos, trouxemos o artigo de hoje, que vai elencar de uma forma bastante clara quais são esses direitos do paciente e a melhor forma de cumprir, sempre com excelência.
Direitos do paciente
De antemão, já digo que a lista de direitos do paciente é extensa, mas iremos elencar todos os itens de uma forma bastante resumida, para que você possa estar 100% informado e aplicar em sua clínica médica.
Então, vamos lá!
- Direito a atendimento digno, atenção e respeito sem nenhum tipo de preconceito ou discriminação;
- Direito a identificar o profissional da saúde, através de informações em seu crachá (nome, cargo e função);
- Direito à clareza das informações passadas (lembrando que a capacidade de entendimento de cada paciente é relativa, então cabe ao profissional de saúde adequar a linguagem);
- O paciente não é obrigado a consentir procedimentos (cabe a ele decidir se vai aceitar ou recusar. Lógico que, em casos de incapacidade, o seu representante assume esse papel);
- Direito ao acesso a seu prontuário, que deve estar legível (cada instituição tem a sua própria norma quanto à consulta, mas o direito de saber a respeito de exames realizados e evolução de quadro, existe);
- A clínica médica deve proporcionar um ambiente seguro, de modo a preservar a integridade do paciente;
- Direto ao acesso de forma detalhada, a respeito das contas referentes aos serviços prestados a ele, pela clínica;
- Direito ao sigilo profissional (manter segredo, perante às condutas relacionadas a ele);
- Direito à privacidade;
- Qualquer tipo de assistência de cunho social, psicológico ou religioso fica à critério do paciente se irá aceitar ou não;
- Direito à chamada “segunda opinião”, proveniente de um outro médico.
Ufa!
São muitos os direitos do paciente, mas é necessário que a sua clínica médica tenha um total grau de esclarecimento quanto a isso, para aplicar no dia a dia e evitar futuros processos judiciais.
Esteja em dia com suas obrigações
Agora que você já sabe tudo a respeito dos direitos do paciente, temos que te lembrar a respeito das outras obrigações da sua clínica, principalmente quanto às finanças, assim como as obrigações trabalhistas com os seus colaboradores.
Afinal, de que adianta garantir todos os direitos do paciente, sem garantir os dos próprios funcionários?
É por isso que você pode e deve contar com a Souza e Souza, um escritório especializado em contabilidade para clínicas médicas.
Conte com profissionais qualificados e com expertise para organizar suas contas e tenha a tranquilidade que você precisa para as demais demandas do seu dia a dia.
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