Índice
Conheça o passo a passo de como recuperar os impostos devidos à sua clínica
A Recuperação Tributária pode parecer algo extremamente difícil de realizar, por isso separamos um passo a passo de como fazer.
Como fazer a recuperação tributária de sua clínica?
Se você detectou ou até mesmo suspeita que sua clínica ou consultório precisa passar por um processo de recuperação tributária para reaver algum tributo pago a mais no processo de tributação, fique atento a essas dicas listadas logo abaixo
Faça uma análise
Para realizar a recuperação de créditos de tributos para a sua clínica, é necessário que se faça inicialmente uma análise mais aprofundada, levantando todos os impostos que foram pagos, assim como valores e identificar se houve algum pagamento a mais.
Com esse levantamento obtido através do DARF e DIRF, o analista (seja você mesmo, desde que tenha conhecimento específico em relação ao processo contábil, ou uma contabilidade especializada) consegue ter uma visão macro de todo o montante declarado e recolhimento.
Dessa forma, há como detectar quais tributos podem ser devolutivos em uma ação de recuperação tributária.
Correção de dados
Após o processo de detecção e análise tributária, você chegará facilmente aos pontos de atenção, e nesse momento deverá ser feito a retificação da DIRF, informando todos os valores reais e atualizados, de acordo com a análise prévia.
Recuperação tributária para clínicas e consultórios
Após análise e correção de dados, você precisa saber sobre a recuperação tributária, caso assim os processos anteriores detectem que exista a possibilidade para tal.
Caso haja o processo de recuperação, é importante salientar que juros são acrescentados de acordo com a taxa SELIC.
Planejamento Tributário
Entender o que é planejamento tributário é um dos aspectos mais importantes da recuperação tributária.
É uma prática em que se analisa a sua situação financeira, com base no ponto de vista da eficiência fiscal, de modo a investir e utilizar os recursos de forma otimizada.
O planejamento tributário significa a redução do passivo tributário por meio de isenções, deduções e benefícios.
Tem como objetivo reduzir as responsabilidades fiscais e utilizar de forma otimizada as isenções fiscais, descontos e benefícios, tanto quanto possível.
O planejamento tributário, além da recuperação tributária, inclui também a tomada de decisões financeiras e comerciais para minimizar a incidência de impostos.
Isso ajuda você a aproveitar legitimamente o máximo benefício, usando todas as disposições benéficas sob as leis fiscais.
Permite pensar em suas finanças e impostos no início do ano fiscal, em vez de deixá-los para a última hora.
Por que planejar impostos?
Existem alguns objetivos fundamentais do planejamento tributário. Ele diminui a responsabilidade tributária ao economizar para o autuado o valor máximo de imposto, ao organizar suas operações financeiras de acordo com as decisões fiscais.
Também é necessário estar em conformidade com as disposições da legislação tributária, minimizando assim qualquer litígio.
Um dos maiores benefícios do planejamento tributário em relação à recuperação tributária é que o retorno pode ser direcionado para investimentos.
É a maneira mais produtiva de fazer investimentos inteligentes e, ao mesmo tempo, utilizar totalmente os recursos disponíveis, devido aos benefícios fiscais.
O planejamento tributário, portanto, contribui para a estabilidade econômica do indivíduo e também do país.
Conte com a Souza & Souza
Para o processo de planejamento e recuperação tributária para sua clínica, além de diversos outros serviços contábeis, você pode contar com a Souza & Souza Contábil.
A Souza & Souza Contábil conta com uma equipe especializada para ajudar a sua clínica em todos os processos contábeis críticos, auxiliando em todos os processos que sua clínica precisar.